Computação nas Nuvens – se der despejo de memória física, será que chove?

O novo termo preferido dos magos da Internet é a chamada computação em nuvem, ou cloud computing. Basicamente, o que é dito é que os avanços tecnológicos em transmissão de dados e equipamentos de acesso a net estão nos levando para uma era onde os computadores, estas pesadas caixas metálicas com HDs e drives de DVD, serão substituidos por pequenas caixinhas charmosas que acessarão a Internet em alta velocidade e só. Já que todas as informações do usuário poderão ser guardados em HDs digitais, é só uma questão de tempo até que a propria noção de computador mude de “meu centro de processamento e armazenamento de dados” a algo tipo “minha janelinha para a terra mágica de dados do mundo todo”.

O usuário poderá entrar no seu “computador” (a entidade digital que guarda seus dados) de qualquer ponto de acesso, seja este um celular, um palm top, um videogame ou qualquer eletrônico ligado na net. Ok, até ai está tudo certo.

A questão é: para nós, parte da geração internet, isso é mesmo tão surpreendente assim? Quer dizer, já gerenciamos blogs de qualquer lugar, recebemos mensagens do Twitter no celular e checamos nossas agendas do Google pelo browser do Wii. Ok, talvez só eu. Mas ainda assim, o avanço, ao meu ver, não é mais do que natural. E a computação em nuvem ainda pode dar muita dor de cabeça no que diz respeito a segurança da informação, portanto, não se desfaça do seu HD externo por enquanto.

O conceito de computação em nuvem é bem bacana, o único problema é encará-lo como se ele já não estivesse acontecendo. Mas uma coisa é certa. A próxima vez que alguém me perguntar por que o céu é azul, respondo na lata: tela de erro do Windows.

– Indicado pelo insighter Arthur Ottoni

0 Responses to “Computação nas Nuvens – se der despejo de memória física, será que chove?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Insigthoquê?

O Insight'o'pedia é um grande amontoado de coisas incríveis que vão despertar sua criatividade. A idéia é simples: se você gostou de um post, comente e diga o que você poderia fazer com isso. Pra ajudar, eu deixo uma cola no final de cada post, mas o legal é soltar a mão e deixar a criatividade voar.

E se você viu alguma coisa legal e quer enviar pra cá, é só mandar a url para pedrodrable@gmail.com. Prometo ler tudo, responder e, se for legal mesmo, postar com créditos no site!

Páginas

agosto 2008
S T Q Q S S D
    set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: