Líquido Não-Newtoniano – nome difícil, diversão garantida.

Se eu tentasse explicar o que um líquido não-newtoniano faz antes de mostrar o video, ninguém iria assistir. Então, pra simplificar, você pode andar sobre ele. Isso mesmo, JC’s style.

Basicamente, um líquido com essas características sofre modificações na estrutura quando recebe pressão, e a área pressionada tem sua viscosidade alterada, ficando “sólida” por alguns segundos. O bastante para você andar sobre ela.
Além disso, líquidos não newtonianos são capazes de outras bizarrices que eu não consigo explicar. O video em seguida mostra, por exemplo, que líquidos deste tipo quando sofrem uma freqüência sonora enlouquecem. Sério, é a melhor forma de descrever.

A melhor parte: você fazer um líquido não-newtoniano com coisas que provavelmente tem na sua cozinha agora mesmo. Basta misturar 1 parte de água e mais ou menos 1 1/2 parte de amido de milho (conhecido aqui como Maizena). E é só isso.

Com um pouco de criatividade e ângulo de câmera certo, já dá pra fazer um belo efeito especial pro seu filme trash sobre bolhas assassinas de marte.

1 Response to “Líquido Não-Newtoniano – nome difícil, diversão garantida.”


  1. 1 Thiago Moreno agosto 13, 2008 às 1:40 am

    Parabéns , Pedro.

    Sucesso com o site.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Insigthoquê?

O Insight'o'pedia é um grande amontoado de coisas incríveis que vão despertar sua criatividade. A idéia é simples: se você gostou de um post, comente e diga o que você poderia fazer com isso. Pra ajudar, eu deixo uma cola no final de cada post, mas o legal é soltar a mão e deixar a criatividade voar.

E se você viu alguma coisa legal e quer enviar pra cá, é só mandar a url para pedrodrable@gmail.com. Prometo ler tudo, responder e, se for legal mesmo, postar com créditos no site!

Páginas

agosto 2008
S T Q Q S S D
    set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: